*Mensagem Nº 8* – 07/03/2017

O tema desta postagem é *LUTO*.

Artigo publicado na revista Psicologia: teoria e prática, v. 14, n. 3, p. 180-188, 2012, de autoria do Prof. Diogo Arnaldo Corrêa.

Doutorando em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Especialista em Logoterapia pela SOBRAL. É Psicólogo; Professor Universitário na Universidade de Mogi das Cruzes-SP e Presidente da SOBRAL – Associação Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial Frankliana. Foi Professor Universitário na Universidade Braz Cubas (onde atuou como Responsável Técnico do Serviço-Escola de Psicologia de 2012 a fevereiro de 2014).

*DO LUTO AO SENTIDO: APORTES DA LOGOTERAPIA NO ESPAÇO PSICOTERAPÊUTICO*

Resumo: Do ponto de vista biológico, a morte é algo natural. Todavia, como uma experiência desafiadora, implica a vivência de diversas manifestações, o que também inclui as dimensões psicológica, social e noética. O presente estudo de caso apresenta, sob um enfoque qualitativo e vivencial, a possibilidade da descoberta de sentido na vivência do luto de uma paciente. Para isso, foi realizado um processo psicoterapêutico orientado pela logoterapia. Esse recurso utilizado, além de indicar a importância da apelação a algumas das capacidades de uma pessoa, conceituadas por Frankl como autotranscendência, valores criativos e de atitude, o amor e a responsabilidade, mostrou–se também relevante e eficaz para a descoberta de sentido para o luto no processo de mudança preconizado numa psicoterapia.

Para ler o artigo completo clique aqui:

http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-36872012000300015&lng=pt&nrm=iso

Aprendizado e reflexão plenos de sentido a todos!

Abraços e até breve!

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *