*Mensagem Nº 10* – 24/03/2017

agir-arte-face
Nesta postagem estamos *Homenageando Viktor Frankl, pela data de seu aniversário de nascimento, em 26 de março de 1905*.
Indicamos a leitura de artigo do Prof. Marcelo V. Roehe, da Universidade Regional Integrada – URI – Frederico Westphalen, RS.
Em homenagem ao centenário de nascimento do psiquiatra e psicoterapeuta austríaco Viktor Frankl, o artigo apresenta uma síntese de sua vasta produção teórica. Frankl foi o criador da Logoterapia, chamada, por vezes, de terapia do sentido da vida em função de sua idéia básica, a de que o ser humano vive motivado, fundamentalmente, pela vontade de realizar sentido na vida; para isso, o homem deve se empenhar na realização de valores na forma de criações, vivências e atitudes. A teorização de Frankl, historicamente situada no campo fenomenológico-existencial, é uma das que mais radicalmente se opôs a qualquer reducionismo no entendimento do ser humano.
[…] O HOMEM E O SENTIDO PARA FRANKL
As idéias básicas de Frankl quanto ao procedimento psicoterapêutico podem ser assim resumidas:
– crítica à teoria psiquiátrica de Freud;
– necessidade de o terapeuta estar aberto à cosmovisão do paciente;
– relacionar o trabalho psicoterapêutico com os valores;
– interpretar o tratamento psicoterapêutico como aprendizagem de responsabilidade (Etcheverry, 1990).
Frankl considera que cada pessoa tem uma vocação própria ou missão específica na vida; cada um tem uma tarefa concreta exigindo realização. Mas tal tarefa – o sentido – não é algo estático: o sentido muda de acordo com a pessoa e a situação, uma vez que a existência de cada homem apresenta um caráter de algo único e as situações nas quais estamos envolvidos são irrepetíveis (Frankl, 1986). Ao contrário do que se possa pensar, o sentido da vida não é uma especulação abstrata, é uma realização concreta no mundo.”
Para ler o artigo completo acesse o link a seguir:
Que esta seja uma leitura plena de sentido e profícuas reflexões!
Abraços e até breve!
Simone Guedes

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *