*Mensagem Nº 12* – 20/04/2017

Nesta postagem apresentamos o artigo HÁ COERÊNCIA ENTRE A VIDA E A OBRA DE VIKTOR FRANKL? Autoria Dra Marina Lemos da Silveira – IECVF – Instituto de Educação e Cultura Viktor Frankl.

Sobre a autora : Marina Lemos Silveira Freitas. Doutora e mestre em Medicina pela USP-RP e especialista em Logoterapia aplicada à Educação; Acadêmica do curso de pós-graduação em Análise Existencial e Logoterapia de Viktor Emil Frankl, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná

A obra de Viktor Frankl é altamente mobilizadora e convoca a pessoa humana a uma postura livre e responsável diante da própria vida. Verificar se isto aconteceu com seu autor, ou seja, verificar se há coerência entre a vida e a obra de Frankl, aumentará a credibilidade não só na teoria, mas na efetividade de sua aplicação. O presente trabalho pretende responder a esta questão em três momentos:

1) Contextualização histórica, familiar e de vida pessoal;

2) A partir de seu livro “Em busca de sentido”, extrair as atitudes que favoreceram a superação dos obstáculos no campo de concentração e relacionar com sua teoria;

3) A partir de seu livro “O que não está escrito nos meus livros”, extrair os princípios de vida do autor.

A validação da Análise Existencial e da Logoterapia pela coerência da vida de seu autor com sua obra, como tentamos demonstrar neste artigo, sem dúvida agrega valor inestimável à teoria.

Para nós, ficou evidente que a vida de Viktor Frankl é coerente com sua obra. Constatamos a congruência de um homem, vivendo e pensando do mesmo modo.

Para ler o artigo completo acesse o link a seguir:

http://periodicos.ufpb.br/index.php/le/article/view/15066

Fonte: LOGOS & EXISTÊNCIA – REVISTA DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE LOGOTERAPIA E ANÁLISE EXISTENCIAL 1 (2), 115-127, 2012.

Aproveitem mais um feriado em agradável companhia, boa leitura e benfazejas reflexões!

Abraços e até breve!

Simone Guedes

 

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *