Falar é a melhor solução! – Setembro amarelo

Este mês traz a cor amarela para representar uma campanha muito importante: a prevenção do suicídio. As estatísticas sobre esta questão são alarmantes: segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), o suicídio ceifa mais vidas de pessoas entre 15 e 29 anos do que a AIDS e o câncer em todo o mundo. No Brasil, diariamente cerca de 32 pessoas são vítimas de suicídio. Ocorre em todas as faixas etárias e classes sociais. 

Mas você sabia que é possível prevenir 90% dos casos de suicídio? Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), e a educação é apontada como a primeira medida para a prevenção, sendo necessário falar sobre o assunto e compartilhar informações para quebrar os tabus sobre esse tema. A Logoterapia contribui como uma forma de prevenção do suicídio por meio da valorização da busca de sentido de vida. Falar é a melhor solução! Por isso, quanto mais pessoas buscarem ajuda e atenção de quem está à volta, especialmente de especialistas, certamente contribuirá para a redução dessas estatísticas.

Baixe o material “Falando abertamente sobre suicídio”, elaborado pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), que iniciou a campanha no Brasil em 2015 em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

Ao apresentar o tema do suicídio no site Setembro Amarelo – Mês da prevenção do suicídio, o CVV aponta que é “um problema de saúde pública”, observa que é ainda um tabu, e propõe falar abertamente sobre o tema visando a diminuição dos índices que vêm aumentando atualmente.

Fonte: setembroamarelo.org.br (citado por ABLAE)

SETEMBRO AMARELO: Mês da prevenção do suicídio. A ABLAE apoia essa causa.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *