Série Convite à Leitura | Fevereiro/2018

    • A Série Convite à Leitura é uma pauta regular em nossa fanpage. Todo mês elegemos um livro e destacamos trechos a cada quinta-feira. Acompanhe os próximos trechos no nosso Facebook.

    EDIÇÃO 14 – FEVEREIRO/2018

    “Este livro é dedicado a uma educadora: Izar Xausa, que nos inspirou para a descoberta da Logoterapia e suas possibilidades de aplicações.” Como educadora, Izar sempre lembra que “a educação e a Psicoterapia buscam os mesmos objetivos e que esta não se caracteriza exclusivamente como tratamento, e sim como reeducação. Os postulados psicofilosóficos de ambas só terão valor se respeitarem a dignidade da pessoa humana tomada na sua amplidão, que abarca não só a dimensão psicofísica, mas a espiritual.”

    […]

    Liberdade e destino:

    “O presente tópico possui o encargo de dissertar acerca de dois aspectos do existir humano: a liberdade e o destino. Enquanto o primeiro tem a característica da mutabilidade, o segundo carrega a qualidade de ser irrevogável.

    É a liberdade pessoal interior que permite ao ser humano pensar, sentir e falar com autenticidade e ter consciência de que esse feito é a propriedade que distingue o ser humano dos animais. […] Liberdade é, portanto, a maneira como o homem se relaciona com o seu destino. Concomitantemente, o destino só é significativo diante da possibilidade de livre-arbítrio.”

    (DAMÁSIO, Bruno F.; SILVA, Joilson P; da; AQUINO, Thiago A. Avellar de (Org.). Logoterapia e Educação. São Paulo: Paulus, 2010, p. 6, 9, 31)

    Deixe um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *