Conceito e práxis do Logodiagnóstico

O termo diagnóstico vem do grego diagignósko (dia = separar; gignósko = conhecimento), que significa separar/distinguir para ver melhor, compreender melhor. No caso do psicodiagnóstico tradicional, e da forma como é feito hoje, trata-se de uma avaliação de função neuropsíquicas. Qual a diferença entre este e o logodiagnóstico?

O logodiagnóstico está inserido na visão antropológica e filosófica da logoterapia. Viktor Frankl, nas obras Psicoterapia e Sentido da Vida e Teoria e Terapia das Neuroses, aponta que quando o tratamento de, por exemplo, dois esquizofrênicos é feito da mesma maneira, um deles está sendo tratado de forma equivocada.

Isso se explica pelo princípio básico de que o ser humano, diferentemente de vegetais e outros animais, pode alterar sua disposição genética, ou seja, pode decidir o que fazer e o que não fazer. É nesse alicerce que se baseia o logodiagnóstico, em que o diagnosticar significa diferenciar e que considera o profundo vazio existencial que estão no plano de fundo das patologias mais graves. É por essa visão que, na práxis, a logoterapia valoriza o encontro para a construção do logodiagnóstico e de um tratamento adequado dentro dessa metodologia.

Para se aprofundar neste tema, fazemos dois convites especiais:

grande_una_vida_fascinanteO primeiro é a leitura da obra Una vida fascinante, de Elizabeth Lukas, que aborda com mais detalhes esse tema.

Já o segundo é a tradicional celebração do Dia do Psicológo, evento promovido pelo Núcleo de Logoterapia AgirTrês no próximo dia 27/8 (domingo), das 8h30 às 18h, em São Paulo capital. O evento conta com a apresentação de Francisco Carlos Gomes e com a participação inédita da logoterapeuta Roseana Marx Barone, que foi aluna da renomada Marta Iglesias. Roseana apresentará casos clínicos dentro dos quais serão apontados método e técnicas logoterapêuticas.

linkedin-psicologo

Ao final do evento, todos os participantes receberão certificado de participação com carga horária de 8h e chancela internacional do Viktor Frankl Institute de Viena. Vagas limitadas. Garanta a sua aqui.

 

 

 

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *