Série Convite à Leitura | Fevereiro/2018

EDIÇÃO 14 – FEVEREIRO/2018
“Este livro é dedicado a uma educadora: Izar Xausa, que nos inspirou para a descoberta da Logoterapia e suas possibilidades de aplicações.” Como educadora, Izar sempre lembra que “a educação e a Psicoterapia buscam os mesmos objetivos e que esta não se caracteriza exclusivamente como tratamento, e sim como reeducação. Os postulados psicofilosóficos de ambas só terão valor se respeitarem a dignidade da pessoa humana tomada na sua amplidão, que abarca não só a dimensão psicofísica, mas a espiritual.”
[…]
Liberdade e destino:
“O presente tópico possui o encargo de dissertar acerca de dois aspectos do existir humano: a liberdade e o destino. Enquanto o primeiro tem a característica da mutabilidade, o segundo carrega a qualidade de ser irrevogável.
É a liberdade pessoal interior que permite ao ser humano pensar, sentir e falar com autenticidade e ter consciência de que esse feito é a propriedade que distingue o ser humano dos animais. […] Liberdade é, portanto, a maneira como o homem se relaciona com o seu destino. Concomitantemente, o destino só é significativo diante da possibilidade de livre-arbítrio.”
(DAMÁSIO, Bruno F.; SILVA, Joilson P; da; AQUINO, Thiago A. Avellar de (Org.). Logoterapia e Educação. São Paulo: Paulus, 2010, p. 6, 9, 31)